• Ir para Perguntas Frequentes organizadas por Tema / Eleição
  • Ir para página com o índice de todos os atos eleitorais
  • Ir para página de Resultados Eleitorais
  • Consulte a CNE, apresente queixa, peça esclarecimentos ou documentação

CNE debate fake news e uso de Inteligência Artificial nas eleições - Sessão Pública - 14 fevereiro

Sexta, 10 Fevereiro, 2023

14 de fevereiro | 14h | Sala do Senado – Assembleia da República

Comissão Nacional de Eleições debate fake news e uso de Inteligência Artificial nas eleições

O fenómeno das fake news e as vantagens e riscos da utilização de ferramentas de Inteligência Artificial nos processos eleitorais é o tema central de uma sessão de debate que a Comissão Nacional de Eleições (CNE) promove no dia 14 de fevereiro, a partir das 14h, na Sala do Senado da Assembleia da República.

A iniciativa, que integra o programa de atividades da VI Assembleia da Rede de Órgãos Jurisdicionais e de Administração Eleitoral (ROJAE) da CPLP, que decorre em Portugal, contará com a participação de representantes de entidades congéneres da CNE do espaço lusófono. Um dos casos que será abordado no evento é a experiência vivida nas eleições gerais no Brasil em 2022.

“Comunicação social, notícias falsas e ferramentas de Inteligência Artificial nos processos eleitorais e a liberdade de ação e igualdade de oportunidades das candidatura” e “Vantagens e perigos da utilização de ferramentas de Inteligência Artificial pelos poderes públicos nos períodos eleitorais” são os dois painéis de debate desta sessão.

A sessão será aberta por Augusto Santos Silva, Presidente da Assembleia da República, seguindo-se a intervenção de José Vítor Soreto de Barros, Presidente da CNE, e de Cármen Lúcia, Ministra do Tribunal Superior Eleitoral do Brasil. O encerramento estará a cargo de Manuel Pereira da Silva, Presidente da ROJAE-CPLP. 

PROGRAMA