Ir para Newsletter Informativa bimensal da CNE
Ir para Resultados Eleitorais - área com quadros e mapas geográficos
Ir para Perguntas Frequentes organizadas por Tema / Eleição
Consulte a CNE, apresente queixa, peça esclarecimentos ou documentação

Miúdos a Votos

Quais os livros mais fixes?

Os alunos entre o 1.º e o 9.º anos de escolaridade votam nos livros que mais gostaram de ler até hoje.

O processo será semelhante ao de umas eleições políticas, promovendo simultaneamente a leitura e a cidadania.

 

Esclarecimentos prestados pela CNE

 

Pergunta:

Os alunos do 2º ciclo só votam nos livros candidatos deste ciclo e os do 3º ciclo só votam nos livros candidatos do 3º ciclo ?

Resposta:

Os alunos do 3.º ciclo votarão apenas nos livros candidatos do respetivo ciclo, (um boletim de voto por aluno, no qual deve escrever o número correspondente ao livro em que quer votar) ainda que o mesmo livro apareça nas duas ou nas três listas.

As listas dos livros selecionados por cada um dos ciclos estão disponíveis para consulta no site da Visão Júnior (em http://visao.sapo.pt/visaojunior/2017-01-09-Estao-nomeados-os-livros-candidatos), bem como no site da Rede de Bibliotecas Escolares (http://www.rbe.min-edu.pt/np4/1877.html).”

 

Pergunta:

Numa escola onde apenas se fez campanha com alunos do 2º Ciclo só votam os alunos do 2º Ciclo ou também votam os do 3º Ciclo?

Resposta:

O universo dos alunos votantes, engloba os alunos do 2.º e 3.º ciclos, desde que o professor bibliotecário coordenador ou outro professor responsável pela ação (no caso de escolas sem biblioteca escolar) tenha preenchido o formulário e manifestado o interesse em participar, identificando a escola, o professor bibliotecário ou outro professor responsável e os ciclos que pretendiam participar na eleição.

Os alunos dos 2.º e 3.º ciclos apenas podem votar nos livros candidatos do respetivo ciclo, (um boletim de voto por aluno, no qual deve escrever o número correspondente ao livro em que quer votar) ainda que o mesmo livro apareça nas duas ou nas três listas.

As listas dos livros selecionados por cada um dos ciclos estão disponíveis para consulta no site da Visão Júnior (em http://visao.sapo.pt/visaojunior/2017-01-09-Estao-nomeados-os-livros-candidatos), bem como no site da Rede de Bibliotecas Escolares (http://www.rbe.min-edu.pt/np4/1877.html).

 

Pergunta:

Os alunos que desenvolveram ações de campanha terão de estar presentes obrigatoriamente na mesa?

Resposta:

Para a mesa, não é obrigatória a nomeação de alunos que desenvolveram ações de campanha. A mesa deve ser constituída pelos alunos nomeados para o efeito pelo presidente que é o professor responsável (ou quem ele designar).

 

Pergunta:

Existe uma urna para votação nos livros pelos quais os alunos fizeram campanha/propaganda na escola e outra urna para votação nos livros da lista geral?

Resposta:

Não. Os alunos votam nos livros que quiserem, da lista dos livros nomeados, independentemente de terem, ou não, feito campanha por esses livros.

 

Pergunta:

Quantas mesas de voto existem em cada escola?

Resposta:

Nada impede que a escola, atendendo designadamente ao número de alunos, opte por constituir mais do que uma mesa. No entanto deverá haver uma urna de voto, por mesa de voto, por cada ciclo de ensino, de forma a que o escrutínio seja feito separadamente.

 

Pergunta:

Os alunos que, no dia da votação, se encontrarem deslocados em visita de estudo podem votar antecipadamente?  

Resposta:

Sim. Nas situações em que os alunos se encontrem deslocados por motivos escolares, como é o caso de visitas de estudo, podem votar antecipadamente, ficando a urna com os votos à guarda de um professor, que poderá ser o presidente da mesa.

 

Consulte: Visão Júnior e Rede de Bibliotecas Escolares