Ir para Newsletter Informativa bimensal da CNE
Ir para Resultados Eleitorais - área com quadros e mapas geográficos
Ir para Perguntas Frequentes organizadas por Tema / Eleição
Consulte a CNE, apresente queixa, peça esclarecimentos ou documentação

Trabalhos de Investigação

Apoio à publicação de Obras

A CNE tem apoiado financeiramente a publicação de trabalhos de investigação com manifesto interesse na área do direito eleitoral e de uma forma geral em ciência política e sociologia.

São o caso das seguintes obras:

  • "The Portuguese Members of Parliament in Comparative Perspective: Elections, Leadership and Political Representation", coordenada por André Freire, José Manuel Leite Viegas e Andrés Malamud, a desenvolver entre 2007 e 2010 (consulte o Protocolo assinado entre a CNE e o CIES e ISCTE - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia / Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa).
  • "Participação Política e Democracia - O Caso Português (1976-2000)", de Manuel Meirinho, editada em 2004.
  • "Participação Política e Grupos de Cidadãos Eleitores - Um contributo para o estudo da democracia portuguesa", de Manuel Meirinho Martins (2003).
  • A edição inédita da Lei do Recenseamento Eleitoral comentada e anotada por Jorge Miguéis (Subdiretor Geral dos STAPE/MAI), publicação que contou igualmente com o apoio da Assembleia da República.
  • No âmbito do projeto "Comportamento Eleitoral e Atitudes Políticas dos Portugueses", celebrado entre a CNE e o Instituto de Ciências Sociais:
    • "As Eleições Legislativas de 2002 - Inquérito pós-eleitoral", de André Freire, Marina Costa Lobo, Pedro Magalhães e Ana Espirito Santo, editada em 2003 juntamente com uma disquete que contem uma base de dados referente ao Estudo Eleitoral nacional realizado em Portugal a propósito das eleições legislativas de 2002;
    • "Portugal a Votos. As eleições legislativas de 2002", de André Freire, Marina Costa Lobo e Pedro Magalhães, editada em 2004;
    • "Comportamentos e atitudes políticas. 1973-2002", de André Freire, Marina Costa Lobo, Pedro Magalhães e Ana Espirito Santo, editada em 2005 juntamente com CD-Rom.
  • "Legislação Eleitoral Portuguesa. Textos históricos (1820-1974)", editada em 1998, com o intuito de preservar e divulgar a memória histórica da sociedade portuguesa, no que aos textos legais eleitorais concerne. Em fac-simile e dois tomos, contém toda a legislação eleitoral produzida em Portugal, entre 1820 e 1974, num trabalho de compilação de Maria Namorado e Alexandre Sousa Pinheiro. O patrocínio da sua edição foi feito em parceria com a Assembleia da República e o Secretariado Técnico dos Assuntos para o Processo Eleitoral.
  • O apoio, entre 1990 e 2006, à edição e reedição das várias leis eleitorais, atualizadas, anotadas e comentadas por Maria de Fátima Abrantes Mendes e Jorge Miguéis, distribuídas junto de todos os intervenientes nos processos eleitorais.