Ir para Newsletter Informativa bimensal da CNE
Ir para Resultados Eleitorais - área com quadros e mapas geográficos
Ir para Perguntas Frequentes organizadas por Tema / Eleição
Consulte a CNE, apresente queixa, peça esclarecimentos ou documentação

Eleições e sistemas eleitorais no século XX português : uma perspectiva histórica e comparativa (2011)

"Eleições e sistemas eleitorais no século XX português : uma perspectiva histórica e comparativa / X Curso Livre de História Contemporânea"

Organizado por Fundação Mário Soares, Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa

Coordenação científica de André Freire.

As eleições são um traço fundamental dos regimes políticos modernos, sobretudo no caso dos regimes liberais e liberais-democráticos. Mesmo os regimes autoritários e totalitários não resistiram a utilizar o mecanismo eleitoral como forma de pelo menos simular uma governação baseada no consentimento dos governados, Neste volume analisam-se pois as eleições e os sistemas eleitorais nos diferentes regimes políticos portugueses (séculos XIX-XXI) de uma forma histórica e comparativa. A análise é feita por reputados especialistas em cada período e/ou tópico. Na última parte do livro, há ainda textos de deputados (do PS, PSD, CDS-PP, BE e PCP) fornecendo a visão dos respectivos partidos sobre o funcionamento do sistema político e as eventuais reformas eleitorais.

Ano: 
2011
Imagem da capa da publicação Eleições e sistemas eleitorais no século XX português: uma perspectiva histórica e comparativa (2011)