Ir para Newsletter Informativa bimensal da CNE
Ir para Resultados Eleitorais - área com quadros e mapas geográficos
Ir para Perguntas Frequentes organizadas por Tema / Eleição
Consulte a CNE, apresente queixa, peça esclarecimentos ou documentação

As eleições legislativas e presidenciais 2005-2006 : campanhas e escolhas eleitorais num regime semipresidencial (2009)

As eleições legislativas de 2005 e as presidenciais de 2006 representam, para os autores, um marco na evolução democrática portuguesa por terem produzido resultados inéditos: uma maioria de assentos legislativos para o PS e um presidente apoiado por partidos de direita. Apesar das mudanças no comportamento eleitoral, o sistema partidário manteve-se, em larga medida, intacto. Em ambas as eleições, no entanto, o formato do sistema partidário esteve ameaçado. Ao analisar tanto o crescimento dos pequenos partidos como o sucesso da campanha de Manuel Alegre, em particular à luz das contínuas dificuldades sócio-económicas de Portugal, concluiram que estamos perante um sistema partidário sob pressão.

Este livro analisa estes importantes desfechos eleitorais e vem dar continuidade ao projecto Comportamento Eleitora e Atitudes Políticas dos Portugueses, criado em 2001. Os autores optaram por privilegiar os «contextos» do voto, dedicando a primeira parte do livro aos efeitos das campanhas políticas e aos media e, na segunda parte, voltaram aos temas centrais que têm sido desenvolvidos: o impacto dos factores de longo prazo, da identificação partidária, da ideologia, da economia e dos líderes políticos, entre outros, na explicação das escolhas dos votantes nestas eleições

Ano: 
2009
Imagem da capa da publicação As eleições legislativas e presidenciais 2005-2006 : campanhas e escolhas eleitorais num regime semipresidencial (2009)